sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Palestra Andrea Matarazzo

A JPSDB reuniu-se na última quinta feira, 29/10, com o ex Secretário Andrea Matarazzo. Iniciou sua palestra dizendo que não fez parte de Movimento Estudantil, nem de Movimento Sindical e que, pior, era hostilizado na PUC-SP onde se graduou. Contou-nos que seu rótulo era "Burguesia Cor-de-Rosa". Sua iniciação na política deu-se por conta de sua família ser uma das mais tradicionais do Brasil.

Andrea discorreu sobre sua experiência política, que segundo ele, iniciou-se na campanha à Prefeitura de São Paulo em 1984, na qual ele trabalhou na campanha de Jânio Quadros. Em 1990, trabalhou na Campanha ao Senado de Franco Montoro, convidado pelo Dep. Arnaldo Madeira, que havia trabalhado na empresa da família e, depois, em 1994 foi o Coordenador da Campanha Jovem do FHC para a presidência. Foi um dos interlocutores do Movimento Suprapartidário Desperta Brasil. Segundo Andrea Matarazzo o Movimento Desperta Brasil foi um dos principais movimentos dentro da campanha do Presidente FHC. Contou-nos que no último comício em Santos/SP, o caminhão do Desperta Brasil era o que puxava a caravana e que foi muito prazeroso ter chegado àquela condição.

Acredita que na política é de fundamental importância fazer carreira. Confidenciou-nos que em 1994 ele era cotado para o Ministério da Indústria e Comércio, mas que houve um desencaixe político e ele não pôde assumir a pasta. Disse que ficou muito frustrado com isso na época, mas que no final foi muito bom! Ele assumiu na época a CESP - Companhia Energética de São Paulo, que era a 3ª maior empresa do Brasil. Mas estava a beira da falência com uma dívida de US$ 10 bilhões. Segundo Andrea, a CESP não pagava desde a Eletrobrás até o padeiro da esquina.

Em 1997/1998 assumiu a Secretaria de Energia do Estado. Esteve presente na Campanha de 1997 e foi trabalhar como Porta-Voz da Presidência, inclusive, tomando conta de toda a publicidade das estatais e dos ministérios. Contou-nos, então, como inseriu em sua equipe, jovens como Floriano Pesaro, Eduardo Odloak e outros. Também comentou como esses jovens quebraram os paradigmas e conseguiram dar conta do recado.

Informou-nos da dificuldade de voltar para sua empresa, pois já estava desacostumado com o ambiente privado. Segundo Andrea, a diferença que encontrou entre o meio público e o privado foi imenso. Depois contou-nos da campanha do Serra à Prefeito e sua escolha de ser o subprefeito da Sé. Falou também sobre as demais experiências na prefeitura.

Terminou demonstrando o exemplo dos membros de sua equipe e suas experiências profissionais posteriores.

Nenhum comentário: