O dia foi muito especial para 128 adolescentes moradores das proximidades do Parque Estadual Fontes do Ipiranga (Pefi). O grupo recebeu o certificado de conclusão do Programa de Educação para o Trabalho (PET), implantado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), em parceria com a Coca-Cola Femsa e o Senac.
Nessa parceria, a Seads cede e é responsável pela manutenção do espaço para as aulas e cadastra os alunos no Programa Ação Jovem. A Coca-Cola Femsa é responsável pelo custeio e administração do programa. Já o Senac realiza a capacitação de todas as turmas e fornece o material didático. Cerca de 300 jovens são atendidos por ano e esta é a 9ª turma que se forma.
Durante o curso, que dura seis meses, os jovens desenvolveram as competências básicas necessárias para o ingresso no mercado de trabalho. Eles participaram de aulas em oito estações de trabalho:informática, saúde e qualidade de vida; marketing pessoal; comunicação; atitude empreendedora; transações comerciais; excelência em atendimento ao cliente e técnicas de venda.
Além de aprenderem conhecimentos fundamentais para o ambiente de trabalho, os jovens que se encontravam em situação de vulnerabilidade social foram inseridos no Programa Ação Jovem, que repassa R$ 60,00 ao mês aos estudantes desde que tenham frequência escolar mínima de 85% e sejam aprovados no período.
Na etapa final do curso, os alunos foram encaminhados para realizar uma vivência de dez dias em unidades de quatro diferentes empresas, associando a teoria aprendida com a prática exigida pelo mercado. Muitos têm nesse momento o primeiro contato com uma experiência profissional.
Entre os alunos que tiveram melhor desempenho no PET, cinco foram selecionados para o programa de estágio na Coca-Cola Femsa. O anúncio dos nomes será feito durante a cerimônia de formatura.
Teve a presença do Grupo Alana de Percussão e Banda, formado por jovens percussionistas e músicos com idades entre 13 e 21 anos e que residem no Jardim Pantanal. Os participantes frequentam as oficinas do Projeto Espaço Alana no contra período escolar e aprimoram o senso crítico, habilidades motoras e cognitivas, o convívio social e a musicalidade por meio de instrumentos étnicos de percussão, metais, violão, contrabaixo, flauta transversal e voz.